Monitoramento de Rede e Gerenciamento de Ativos de TI

A equipe de TI atualmente exerce um papel de grande relevância no desenvolvimento de uma empresa. O correto uso das tecnologias ajuda no crescimento das empresas e no aumento da produtividade dos funcionários.

O monitoramento e gerenciamento de ativos de rede é uma etapa fundamental na utilização da tecnologia a favor do crescimento do seu negócio.

Quer entender melhor? Continue lendo.

monitoramento de rede

Monitorar e gerenciar os ativos de rede significa dizer que sua equipe de TI terá como prever falhas e outras situações que possam colocar em risco todos os dados e equipamentos da sua empresa.

A partir do correto gerenciamento da rede sua equipe de TI não precisará agir somente de maneira corretiva quando de fato alguma falha acontece, mas poderá agir de forma preventiva observando quais as possíveis falhas na segurança da sua rede e quais as soluções que podem ser tomadas.

Quando se implementa um sistema de monitoramento para o gerenciamento de ativos de rede é possível obter alguns benefícios consideráveis como:

  •         Agilidade na identificação de falhas e também na correção das mesmas;
  •         Aumento na eficiência da sua equipe de TI;
  •         Redução de custos com manutenção de equipamentos;
  •         Acompanhamento devido do ambiente de TI;
  •         Redução do número de falhas que possam deixar sua empresa fora do ar;

Produtividade

Se você ainda tem dúvidas se o monitoramento e gerenciamento da sua rede é importante, queremos te dar um outro ângulo de visão.

Imagine que sua empresa só funcione em horário comercial, e que sua rede seja gerenciada por uma equipe de TI que é contratada de forma terceirizada.

Se sua rede sofrer alguma falha no período da noite, a equipe que a monitora terá tempo hábil de corrigir a falha antes mesmo que seus primeiros funcionários cheguem pela manhã para começar a trabalhar.

Isso garante que a produtividade da sua equipe não será afetada por uma falha que poderia ter sido resolvida antes mesmo que a empresa ligasse os primeiros computadores do dia.

No entanto, uma rede que não é monitorada pode apresentar a mesma falha sem que se tenha tempo para correção e por isso, sua equipe irá ter a produtividade daquele dia reduzida, e pior: se você tem uma empresa que realiza vendas online e seu sistema cai, provavelmente sua perda de faturamento é ainda maior.

Evitando Um Rombo Orçamentário

Outra questão que muitos empresários não percebem até mesmo por uma questão de falta de conhecimento técnico com relação a TI é que por muitas vezes os equipamentos estão operando em seu limite e por isso, a produtividade dos seus colaboradores não atinge todo potencial possível.

Quando se tem uma rede monitorada e bem gerenciada, a equipe de TI é capaz de verificar caso a infraestrutura esteja ficando sobrecarregada.

A equipe de TI qualificada será capaz de avaliar quando a infraestrutura da empresa já não está acompanhando seu crescimento e poderá sugerir as substituições necessárias para que as manutenções e novos aparelhos não causem um rombo no orçamento da empresa.

Tudo poderá ser planejado e trocado de forma progressiva para que o setor de TI apenas ajude a empresa a crescer e alcançar seu mais alto rendimento, sem que as manutenções e novas instalações sejam sinônimo de investimentos sem retorno.

No entanto, é preciso que a ferramenta de monitoramento e gestão de rede da sua empresa seja bem utilizada com foco no seu negócio, otimizando o cotidiano de sua empresa e trazendo benefícios para o crescimento dela.

Por isso, sua empresa deve fechar parceria com um provedor de serviço de TI realmente qualificado e que seja capaz de entregar soluções personalizadas para o seu negócio.

Clique aqui e conheça todas as nossas soluções.

Siga nos também na nossa página no Facebook.

By |2018-11-07T12:51:18+00:00novembro 7th, 2018|Gestão TI, Produtividade|0 Comentários

Deixar Um Comentário