Conheça a Estratégia Definitiva para Backup de Dados 3-2-1

Muitas pessoas não se preocupam com a realização do backup de seus dados, no entanto, essa falta de cuidado com as informações que gera não pode acontecer no ambiente corporativo, porque colocaria o sucesso da sua empresa em risco!

Já imaginou se o computador com todas as informações administrativas “quebrar” e não tiver como acessar as informações dos clientes que pagaram as contas e dos que ainda estão te devendo? E pior: os itens que você já entregou e quais ainda estão com entrega pendente?

Percebe como o backup é importante para garantir o funcionamento coerente da sua empresa? Mas se você ainda não ouviu sobre a estratégia de backup 3-2-1 fique tranquilo que iremos esclarecer tudo agora!

O Que é Backup 3-2-1?

Independente de ser para a sua empresa ou para os seus dados pessoais, a técnica de backup 3-2-1 pode ser aplicada com facilidade ao cotidiano de qualquer pessoa.

O backup 3-2-1 é basicamente ter duas cópias completas dos seus dados localmente e em mídias diferentes e uma cópia fora de sua empresa, por exemplo: sabe aquelas fotos das férias que você fez usando seu smartphone? Além de manter as fotos salvas nele, você pode enviá-las para seu computador pessoal, para um HD externo e uma cópia para a nuvem, garantindo que você terá acesso a essas fotos sempre que desejar.

Precisa Mesmo Disso Tudo?

Muitas pessoas podem considerar exagero ter os dados salvos em outros locais que não sejam o dispositivo primário, no entanto, podemos observar que infelizmente desastres acontecem!

Se você tem o costume por exemplo de salvar seus dados usando um HD externo, você já considerou que morando no Brasil que é um país violento você corre o risco de ser assaltado e seu HD externo ser levado?

E pior, normalmente as pessoas costumam deixar seu HD externo próximo a fonte primária das informações justamente para facilitar o processo de salvamento dos dados, o que faz com que nessa situação imaginária de assalto a pessoa perca as duas únicas formas que teria de acesso aos dados.

Por isso, o backup 3-2-1 é uma forma tão utilizada por pessoas que desejam de fato garantir que terão acesso aos seus dados caso alguma fatalidade ocorra com sua fonte primária dos dados.

Certamente você já ouviu o ditado popular “o seguro morreu de velho” e ele se encaixa muito bem quando o assunto é backup 3-2-1.

Mais vale você ter a garantia de que todos os seus dados poderão ser encontrados em diferentes locais do que na hora da adversidade você perder todas as informações que são de fato importantes para o seu cotidiano.

Principalmente se tratando da movimentação de sua empresa, que são dados importantíssimos para que o funcionamento dela seja conforme o esperado, e quando roubados ou perdidos esses dados podem causar prejuízos financeiros graves e até mesmo irreversíveis.

Backup em Nuvem

Algumas pessoas ainda possuem certa desconfiança com relação ao salvamento de seus dados em nuvens.

No entanto, o serviço tem se mostrado eficiente e é sim uma ferramenta para garantir a aplicação do backup 3-2-1, assim você pode usar dois HDs externos e a nuvem como maneiras de garantir acesso aos seus dados sempre que necessitar.

A depender do volume de dados é mais interessante realizar o pagamento pelo serviço de nuvem e concentrar todas as suas informações em um só lugar de forma organizada para garantir que você encontre seus dados de maneira rápida.

Apesar de algumas empresas oferecerem o serviço de nuvem de forma gratuita para uma determinada quantidade de dados, sair espalhando suas informações em diferentes plataformas poderá te proporcionar arrependimento quando de fato você quiser encontrar suas informações.

Clique aqui e conheça todas as nossas soluções.

Siga nos também na nossa página no Facebook.

By |2018-11-02T12:07:29+00:00outubro 29th, 2018|Backup, Gestão TI|0 Comentários

Deixar Um Comentário