Controle de Acesso e Gestão Web

A grande maioria dos colaboradores de uma empresa passa o dia em frente a computadores acessando sistemas para a realização de suas tarefas diárias.

No entanto, a má gestão do tempo que o funcionário de fato passa online pode causar prejuízos para a empresa.

Uso de Sites Para Fins Pessoais

Um exemplo clássico de má gestão do tempo é quando os funcionários da empresa resolvem utilizar o Facebook ou outras redes sociais no horário em que deveriam estar trabalhando.

Nesse tipo de situação, o funcionário está gerando prejuízos para a empresa que está pagando por uma mão de obra que não está recebendo.

Algumas pesquisas apontam que o tempo de trabalho desperdiçado pelos funcionários pode chegar a 30% de sua carga horária, o que é um enorme prejuízo para a empresa, afinal, a produtividade tende a despencar.

Vulnerabilidade da Rede

Outro aspecto que merece atenção é que ao acessar sites aleatórios o funcionário coloca a rede da empresa em situação de vulnerabilidade.

Muitos usuários sequer percebem que estão acessando sites que são nocivos e por isso, continuam fazendo uso dessas páginas a partir da empresa, o que pode fazer com que todos os computadores da empresa sejam infectados por vírus.

No mínimo isso irá gerar um prejuízo para a empresa que terá que levar todos os equipamentos para uma manutenção antes do período estimado.

Solução

A empresa precisará atuar para mudar o comportamento dos funcionários, e a solução nesse caso é algo complexo porque de fato a equipe precisará utilizar os computadores para trabalhar, no entanto, medidas devem ser adotadas para melhorar esse uso, deixando as questões pessoais para fora do horário de trabalho.

Para isso é preciso implementar na empresa ações de conscientização com relação ao uso da internet no horário de trabalho, porque é lógico que ninguém é robotizado, mas conversar a respeito é fase importante para que o processo de mudança de hábitos seja mais tranquilo.

Passada a reunião com sua equipe, é hora de implementar novas formas de controle e gestão do acesso a web a partir dos computadores da empresa.

Existem soluções para as mais diversas necessidades com relação ao controle de acesso. Por isso, é importante sempre conversar sobre suas necessidades com a equipe de TI previamente, para que todos os acessos sejam geridos de forma eficaz, aumentando a produtividade da sua empresa.

O Que o Gerenciamento de Acesso Oferece?

Não deixar o acesso a web a partir dos computadores da empresa totalmente livre é uma forma de otimizar diferentes fatores, podemos citar:

  •        Proteção de ameaças como vírus;
  •        Diminuição do custo de manutenção dos equipamentos;
  •        Aumento da produtividade e do foco da sua equipe;
  •        Melhoria do desempenho da rede que não será sobrecarregada com itens irrelevantes para a rotina empresarial;
  •        Obtenção de dados sobre o uso da rede.

Como se pode perceber, o controle e correta gestão de acesso à internet de sua empresa é fundamental.

E o Mobile?

Não podemos ignorar que atualmente os colaboradores da sua empresa podem utilizar a internet de qualquer lugar e com o acesso a determinados sites e aplicativos sendo monitorados em seu desktop de trabalho, basta acessar pelo smartphone com o uso de internet 4g.

Por isso, reforçamos que antes mesmo de aplicar medidas de controle e gestão de acesso a web no horário de trabalho, vale muito a pena ter uma conversa franca com sua equipe visando que os colaboradores possam desfrutar de um ambiente de trabalho agradável e livre das tentações de ficar online por questões pessoais.

Assim, você garante a real eficácia do seu sistema de gerenciamento e da produtividade de sua equipe.

Clique aqui e conheça todas as nossas soluções.

Siga nos também na nossa página no Facebook.

By |2018-11-12T08:26:55+00:00novembro 12th, 2018|Gestão TI, Produtividade, Web|0 Comentários

Deixar Um Comentário