Gestão de TI Proativa e Preventiva

Todos nós já passamos por algum imprevisto na vida, seja aquele backup que não foi feito e perdemos os arquivos ou até mesmo algo que não esteja associado ao universo tecnológico, e nessa hora pensamos “poxa devia ter me prevenido”.

E se prevenir não significa necessariamente dizer que os incidentes não irão ocorrer, mas que você estará melhor preparado por saber que isso poderia ocorrer e ter se prevenido de um problema maior, como por exemplo a perda de todos os seus dados e contatos.

Essa prevenção também cabe ao universo da gestão de tecnologia da informação, tanto para um cuidado com seus dados pessoais quanto com os dados de sua empresa. Quer saber como? Continue lendo.

O Que É Gestão de TI Preventiva?

Ter uma equipe proativa de TI significa que além dessa equipe ser reativa em caso de incidentes, sua empresa estará contando com pessoas capazes de agirem preventivamente de maneira autônoma, ou seja, sem que você precise dar ordens para que esse tipo de atitude seja frequente em sua rotina empresarial.

O que acontece é que no mercado cada vez mais competitivo, ter uma equipe que se antecipa proativamente para fazer a gestão de TI preventiva garante mais segurança para a empresa.

O monitoramento de servidores e estações de trabalho, rotinas ajustadas de backup, rotinas preventivas na infraestrutura e gerenciamento de antivírus, são fatores decisivos na gestão de tecnologia da informação proativa.

A gestão de TI proativa busca principalmente antecipar tendências, descobrir vulnerabilidades e padrões de mal funcionamento que podem comprometer seu sistema no futuro, e antes que isso aconteça a equipe age para evitar qualquer problema que se apresente.

TI do Desespero

Bem diferente da gestão de TI preventiva, a gestão de TI reativa é a forma ainda mais adotada pela maioria das empresas, infelizmente! Sabe aquele momento que o seu sistema para e você liga desesperado para a equipe de TI? Essa é a gestão reativa.

Acontece que os empresários ainda têm em mente que a equipe de TI deve ser acionada quando os equipamentos já estão precários, quando um vírus já invadiu o sistema da empresa e está comprometendo sua utilização ou pior: quando os equipamentos já deixaram de funcionar por falta de manutenção preventiva adequada.

Nesse cenário a empresa estará perdendo duas vezes: uma porque se expôs a riscos desnecessários, deixando seu sistema desprotegido e pela segunda vez ao ter seus equipamentos e rotinas menos eficientes do que deveriam de fato ser.

Se seus equipamentos e sistemas estão corretamente alinhados e preventivamente verificados pela equipe de TI, algumas rotinas podem ser automatizadas evitando o caos que se instala quando todo o sistema for comprometido.

Como Escolher Sua Gestão de TI?

Como em todas as outras áreas da sua empresa, a melhor gestão de TI é aquela que é capaz de agregar valor ao seu negócio, sem que sejam necessários altos investimentos em em pessoas e principalmente aquela gestão que não gera desperdício de recursos porque sabe como administrar o capital que recebe.

A sua gestão de TI deverá ser pensada para aumentar a produtividade dos colaboradores, tornando todo o ambiente de trabalho muito mais eficiente.

Por isso, a rotina a ser adotada na gestão de TI deve priorizar ao máximo a gestão preventiva de incidentes, mesmo que sua equipe de TI seja terceirizada.

Com esse equilíbrio sua empresa terá sempre como contar com os avanços tecnológicos que são implementados de maneira proativa visando melhorar seu serviço e otimizar o tempo dos seus colaboradores, bem como terá com quem contar caso algo dê errado e precise de um atendimento emergencial.

A gestão de TI deve estar profundamente associada ao atendimento das demandas reais da empresa, entendendo o funcionamento e processos da mesma e quais são as melhorias que de fato fazem sentido, independente da equipe de TI ser interna ou terceirizada.

Porque para atingir o equilíbrio é preciso que sua empresa possa contar com gestores de tecnologia da informação realmente especializados e capacitados para entender as necessidades do seu cotidiano de modo que a tecnologia possa ser incorporada às estratégias do seu negócio e dessa forma a tecnologia irá agregar valor ao seu serviço.

É assim que a gestão de TI tem funcionado na sua empresa? Caso a resposta seja negativa é hora de repensar e avaliar as mudanças que são necessárias para otimizar seus investimentos.

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